08 abril 2014

Procon-RJ recolhe ovos da Lacta por estímulo ao bullying

Foto: reprodução

Os ovos da Páscoa Bis Xtra+chocolate fabricados pela Lacta foram recolhidos dos supermercados cariocas por determinação do Procon-RJ, que atendeu a uma iniciativa da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, entidade dirigida pela deputada Cidinha Campos, para quem as embalagens dos produtos estampam textos em desacordo com o previsto no artigo 37, parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor, porque estimulam a discriminação entre crianças e adolescentes.

Todo o problema, segundo o Procon-RJ, estaria na frase utilizada na embalagem do produto, onde se lê: "personalize a embalagem com adesivos e sacaneie seu amigo", numa referência aos adesivos que acompanham os ovos e que estão grafados com as expressões  "morto de fome", "nerd" e "nervosinho". Se quiser comercializar o produto, a Lacta terá que alterar a embalagem e eliminar os textos que, segundo o órgão fiscalizador, incitam à prática de bullying.

Em nota, Cidinha Campos, secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, critica a iniciativa da Lacta: "A Páscoa possui uma mensagem de paz e confraternização e esta campanha manda sacanear os outros? Quem elaborou essa campanha é sem noção”.

Sei não! Tem muita coisa errada acontecendo por aí, mas principalmente dentro das escolas, que é onde se concentra a maioria das crianças e adolescentes do país. E a nossa deputada vai se preocupar com a possibilidade de um jovem sacanear outro chamando-o de "morto de fome", "nerd" e "nervosinho"? E as agressões entre alunos, de alunos a professores, o escancarado tráfico de drogas nas portas e corredores das unidades escolares, a falta de merenda, o ensino de péssima qualidade, os profissionais mal remunerados e por aí afora? Não seria esse o verdadeiro "bullying" que hoje aflige as nossas crianças e adolescentes? Será que a dona Cidinha, não como secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, obviamente, mas como parlamentar que é, não deveria estar usando o seu precioso tempo no sentido de melhorar a vida de alunos e professores dentro das nossas escolas?  Por que o Procon-RJ não questiona, por exemplo, o preço cobrado por TODOS os fabricantes de chocolates na época da Páscoa? Será que o "politicamente correto" não está passando dos limites e se transformando numa autêntica patrulha ao estilo ditadura?

Você concorda? Não? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin