18 março 2014

Indiozinhos Guarani-Kaiowá morrem por desnutrição

Foto: reprodução

Em setembro do ano passado, quando o ex-ministro Alexandre Padilha (PT) estava mais ocupado com os preparativos da sua campanha ao governo de São Paulo - SP do que com os problemas de sua pasta, seis indiozinhos Guarani-Kaiowá com idades entre 1 e 2 anos morreram por desnutrição na Aldeia Porto Lindo porque a prefeitura de Japorã - MS, que detém o menor Índice de Desenvolvimento Humano - IDH do do Estado, sem recursos financeiros e abandonada pelo Ministério da Saúde, fechou o centro que cuidava do problema. Consultada sobre o ocorrido, a Secretaria de Saúde Indígena - SESAI informou que o problema estava dependendo da análise de sua "área técnica", a mesma que deixou a tribo na mão.

Enquanto isso acontecia, o Tribunal de Contas da União - TCU descobria irregularidades graves em ações do ministério, justamente na condução dos assuntos de interesse da saúde dos índios, setor que registra um rombo de R$ 6,5 milhões pagos a incursões não realizadas.

Além do assalto ao dinheiro público, coisa comum no Brasil de hoje, ficam algumas perguntas: quem vai responder pela morte morte das crianças indígenas? Como conceber-se que os índios tenham morrido de desnutrição enquanto R$ 6,5 milhões saiam dos cofres do Ministério da Saúde para o pagamento de "incursões não realizadas"? Que providências em relação à morte das crianças índias foram tomadas até agora pelo Ministério Público Federal? Ou será que nem todo dia é dia de índio?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin