20 fevereiro 2014

Maior revista de futebol do mundo diz que Brasil sediará "O Mundial do medo"

Foto: reprodução

A revista France Football, a mais respeitada publicação futebolística do mundo, criadora do prêmio "Ballon d'Or", utilizado pela FIFA para premiar os melhores jogadores do mundo a cada ano, responsável pela série de reportagens que culminaram com a suspensão do Campeonato Italiano das temporadas 2005/2006 e pelas denúncias de corrupção que derrubaram o brasileiro João Havelange, sempre acostumada às lindas páginas com fotos de lances sensacionais, gols de placa e torcidas celebrando com as bandeiras de seus clubes, traz esta semana uma "Edição de Luto". Sua capa estampa a legenda "Peur sur le Mondial", que significa algo como "O mundial do medo". Sob a letra "O" da palavra "mondial" aparece a bandeira do Brasil, e onde deveria estar escrito "Ordem e Progresso", uma tarja negra foi colocada.

Logo abaixo se pode ler: "Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de 5 meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia". A reportagem, que tem 12 páginas, ao menos por enquanto, não está liberada para o Brasil.

A matéria me foi remetida, via e-mail, pela amiga Vera Alvarenga, que na sua linguagem simples escreveu em um dos trechos de sua mensagem:

Quando um pais é sério e sua política e políticos fazem o que são pagos para fazer, as pessoas simples do povo podem trabalhar o dia inteiro e depois ir para suas casas descansar, ao invés de precisar ficar em reuniões comunitárias em postos de saúde para conseguir mendigar recursos. Política para o povo devia ser feita por políticos preparados para esta tarefa e a corrupção ou a incapacidade e incompetência deveriam ser punidas com rebaixamento de cargo, função, salário, etc.. como qualquer outro trabalhador está sujeito!!  No entanto, aqui o PT ( apoiado por outros partidos certamente, pois todos colocam seu rabinho entre as pernas pensando no futuro quando poderão ter as mesmas regalias) por anos parece que preparou com almofadas macias o local para seu descanso e perpetuou as imoralidades impunes. Sinto vergonha, repulsa, medo e desânimo! Ainda mais porque, por tanto tempo, gente que se dizia culta apoiou este partido! E tudo aqui foi misturado, artistas, jogadores de futebol e palhaços se misturam na política como se este fosse um emprego ideal para aqueles que querem se fartar de facilidades e dinheiro ganho sem esforço nem merecimento!"

Este é o sentimento, acredito, de todo cidadão brasileiro sério, sem bandeiras partidárias,que se defronta com uma notícia dessa natureza. É vergonhoso saber que um país como o nosso, de gente séria e trabalhadora, de tantas riquezas e belezas mil, ainda transmita ao mundo uma imagem de violência e corrupção.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin