31 dezembro 2013

Que venha o Ano Novo!

Foto: reprodução

Viver é lutar, vencer, perder, chorar, sorrir, ser feliz, sofrer, chegar, partir, recomeçar... Que no Ano Novo você viva intensamente todas as emoções a que tem direito. Para tanto, e se você concordar com eles, é claro, siga os conselhos abaixo.

Não somos anjos, mas seres humanos comuns, e por isso mesmo, cada dia, hora ou minuto que vivemos são especiais. Eles podem não acontecer novamente. Não guarde aquela camisa nova ou o seu melhor perfume para uma ocasião mais sofisticada. Use-os para ir à farmácia, ao cinema, à banca de jornais ou a qualquer outro lugar. Você não é dono do seu tempo.

Preocupe-se menos com o chinelo fora do lugar ou com a camisa que ficou na cadeira, e muito mais com a sua família e amigos. Passe mais tempo com eles. Procure conhecê-los melhor e dê a eles a chance de te conhecer.

Se possível, use copos de cristal e role de rir quando eles se quebrarem.

Sente-se na soleira da sua porta ou debruce na janela do seu apartamento e olhe para o céu. Se você tiver um jardim, aproxime-se dele e olhe as flores. Mas não as olhe simplesmente. Preste atenção nelas!

Você vai perceber como é bela a Natureza, e que a vida nos foi dada para ser apreciada, não para ser transformada num ato de pura sobrevivência.

Tanto quanto possível, apague do seu Aurélio ou outro dicionário qualquer as expressões "se", "um dia" ou "quem sabe". Viva o que puder viver hoje. Dentro dos limites do razoável, claro, faça agora tudo o que você puder fazer.

Não corra o risco de deixar para "um dia" aquele bilhetinho ou recado que por um motivo qualquer você quer enviar a alguém.

Não permita que nada o impeça de expressar sua opinião. Nunca deixe de externar seus sentimentos. E jamais, em nenhuma hipótese, sinta vergonha do que sente.

Todo mundo sabe que a teoria, na prática, é outra coisa, mas faça um esforço para dar aos outros um pouco mais do que eles esperam de você. E faça isso com prazer, com amor, nunca por obrigação.

Não julgue ninguém se não quiseres que julguem os seus atos. Não condene sem antes ouvir. Não peça perdão se você ainda não aprendeu a perdoar.

Não vulgarize o amor! Não diga "eu te amo" sem que o seu sentimento seja verdadeiro. A hipocrisia é um dos maiores flagelos da humanidade.

Mas se você estiver amando de verdade, viva esse sentimento com toda a força da sua alma, sem medo dos arranhões naturais. Ninguém se machuca se não viver. Ninguém vive sem se machucar.

Só não deixe que o seu relacionamento seja ditado pela necessidade ou qualquer outra circunstância: o amor tem que ser a razão de tudo. Sempre!

Ainda que você não acredite nos sonhos, não zombe de quem espera para viajar num deles.

Não retribua uma ofensa com outra ofensa: o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.

Acredite em Deus, sempre e cada vez mais, mas não deixe de fazer a sua parte.

E pra terminar, esqueça o que leu até aqui se você não acredita na construção de um mundo melhor.

Por quê? Porque somos humanos, não anjos...

O vídeo, com o poema que você acabou de ler, está no You Tube. Confira!









Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin