18 outubro 2013

Deputado denuncia punição de policial militar que evitou assalto

Foto: reprodução

De acordo com denuncia feita na Assembleia Legislativa de São Paulo - SP pelo deputado Major Olímpio (PDT), o capitão PM Antonio Bernardo, que enfrentou e baleou um bandido, evitando o roubo de uma moto no último sábado (12/10), foi afastado de suas atribuições e encaminhado ao Programa de Reabilitação da corporação, o que é encarado pela tropa como uma espécie de punição. Segundo ele, o policial ficará seis meses afastado da ativa.

- Ele está recolhido na administração do Batalhão da Polícia Militar para ir para o Programa de Reabilitação. É uma geladeira, um castigo. Quero dizer ao Capitão Bernardo que ele tomou a atitude para o qual foi treinado. Não exorbitou no uso da força, mas o Governo que diz que aprova a polícia já o recolheu e já o colocou na geladeira. Ele vai ficar seis meses fora da atividade policial - disse o Major Olímpio.

Em esclarecimento prestado ao portal de notícias da da Tribuna da Bahia, a Polícia Militar de São Paulo garantiu que o oficial continua no exercício de suas funções, não sendo verdadeira a notícia de sua punição. Segundo a nota oficial distribuída pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo a "a ação do policial foi legítima e correta, com a observância das técnicas policiais, não estando relacionada nos casos que determinem avaliação psicológica para inclusão no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar - PAAPM".




Afinal, quem é o mentiroso nessa história: o deputado Major Olímpio ou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo?

Atualização:

Depois da polêmica criada pela denúncia de que o capitão Antonio Bernardo havia sido afastado de suas funções, o comando da Polícia Militar o condecorou hoje (18/10) com a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau, a maior honraria da corporação, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Por isso, vou refazer a pergunta: o deputado Major Olípio mentiu, obviamente para se promover, ou o Comando da Polícia Militar de São Paulo, temendo a repercussão da denúncia feita pelo parlamentar, resolveu condecorar o capitão Antonio Bernardo? O que você acha? Deixe um comentário.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin