04 setembro 2013

Médicos se queixam de infraestrutura e abandonam programa

Foto: reprodução

Nailton Galdino de Oliveira, 34 anos, era um dos inscritos no programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal para levar atendimento de saúde ao interior e às periferias. Sua atuação durou menos de 48 horas e exatos 55 atendimentos. Impressionado com a estrutura precária que encontrou na unidade em Camaragibe, região metropolitana do Recife, o médico pediu desligamento.

- É uma aberração: teto caindo, muito mofo e infiltração, uma parede que dá choque, sem ventilação no consultório, sala de vacina em local inapropriado, falta de medicamentos - disse Nailton.

Ele também reclamou que não recebeu alimentação nem moradia individual, o que a prefeitura da cidade nega, sustentando que ele "demonstrou má vontade", apesar de reconhecer que a unidade de saúde precisa de reparos, mas "nada que impeça seu funcionamento".

E a coisa não fica por aí. Em Vitória da Conquista, na Bahia, três dos cinco médicos que deveriam ter começado a trabalhar, já desistiram, o mesmo acontecendo na região metropolitana de Campinas, onde cinco dos treze médicos selecionados pediram para sair. Até mesmo na capital paulista, onde a estrutura é um pouco melhor, um dos seis profissionais de saúde inscritos voltou atrás e abandonou o projeto.

Em Salvador, cinco dos trinta e dois convocados já abandonaram, assim como onze dos vinte e seis profissionais previstos em Fortaleza. No Recife, dos doze médicos selecionados, dois desistiram.

A Secretaria da Saúde de Salvador disse que três desistiram porque passaram em concursos, enquanto outros dois alegaram problemas com a carga horária.

Clarissa Oliveira, 27 anos, disse que desistiu em razão da "falta de estrutura" da unidade em que trabalharia na periferia da capital baiana. Em Caratinga - MG, um dos médicos contratados disse que abandonou o programa em razão da vinculação obrigatória de três anos. Tá difícil, hein!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin