21 julho 2013

Tráfico expulsa AfroReggae do Alemão

Foto: reprodução

Em janeiro de 2013, mais precisamente no dia 21, o AfroReggae comemorou 20 anos de existência. Ontem (20/07), seu coordenador, José Júnior, informou que a ONG está encerrando suas atividades no Alemão. Segundo ele, o fechamento da instituição é obra do pastor Marcos Pereira, líder da Assembléia de Deus dos Últimos Dias, que está preso sob a acusação do estupro de mulheres que frequentavam a igreja, acusação que está sendo investigada pela Delegacia de Combate às Drogas.

- Se não fechássemos ia acontecer uma tragédia. Nos avisaram que iam explodir uma bomba, disseram isso claramente. Por isso, decidi parar com todas as atividades do AfroReggae no Alemão. Seria uma irresponsabilidade manter as atividades com 250 crianças diante das ameaças. Mesmo que a polícia tentasse dar um reforço, parasse um caveirão na porta, o AfroReggae não foi feito para isso. Foi criado para mediar conflitos, e isso iria contra a nossa filosofia - explicou José Júnior.

Para ele, a suspensão das atividades da organização no Complexo do Alemão demonstra quem dá as cartas na favela:

- Se o AfroReggae tem de sair do Alemão por determinação do tráfico, fica claro que os traficantes ainda mandam lá.

Na última segunda-feira (15/07), o prédio onde está localizada a sede da ONG, que abrigava inclusive uma pousada, foi alvo alvo de um incêndio criminoso, que destruiu também a redação do jornal Voz da Comunidade. Em função disso, cerca de 350 jovens que faziam oficinas de grafite, percussão e circo estão sem aulas.


Sérgio Cabral na inauguração do Centro Cultural Waly Salomão - Vigário Geral - 26/05/2010
(foto: reprodução)

E a Unidade de Polícia Pacificadora - UPP instalada no Complexo? Perdeu a guerra para os bandidos? Que resposta as autoridades vão dar ao povo da comunidade, e porque não dizer, a toda a sociedade fluminense? Ou será que a coisa só funciona em época de eleições? Fala aí, Cabral!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin