07 maio 2013

"Flashdance" e seus protagonistas 30 anos depois

Cena clássica de Flashdance (foto: reprodução)

Há 30 anos atrás, no primeiro semestre de 1983, Flashdance - Em ritmo de embalo chegou aos cinemas contando a história de Alex Owens (Jennifer Beals), uma linda jovem que durante o dia trabalhava como soldadora em uma indústria, e à noite se transformava em bailarina, já que a dança era o seu maior sonho. O namorado, Nick Hurley (Michael Nouri), o dono da empresa onde ela trabalhava, era seu maior incentivador.

Além dos Estados Unidos, o filme ganhou as telas de vários países mundo afora, inclusive no Brasil. Seu tema musical, a canção Flashdance... What a feeling, composta por Giorgio Moroder, ganhou o Oscar de melhor canção original, além de levar um Grammy por sua trilha sonora, que chegou a vender cerca de 700 mil cópias só nas duas primeiras semanas de lançamento. O longa ainda recebeu diversas premiações, tais como Bafta, Blue Ribbon, Globo de Ouro, Golden Screen, Hochi Film, Image, National Music Publisher's Association Awards e People's Choice Awards.

Mas nada veio por acaso. A obra foi dirigida por Adrian Lyne, responsável, só para exemplificar, por sucessos como 9 1/2 semanas de amor (1986), Atração fatal (1987), Proposta indecente (1993) e Infidelidade (2002).

Flashdance - Em ritmo de embalo registrou algumas curiosidades. A primeira delas ficou por conta da criação do filme, que poderia ter lavado a assinatura de David Cronenberg e Brian De Palma, dois outros grandes nomes de Hollywood, que recusaram a tarefa. Melanie Griffith, estrela de destaque na época, também recusou o papel principal, que acabou caindo no colo de Jennifer Beals depois de dura competição com outras duas atrizes: Leslie Wing e Demi Moore. Outro fato que pouca gente sabe é que, nos testes, Michael Nouri ganhou a disputa pelo papel principal de Kevin Costner, então um jovem e desconhecido ator. A curiosidade trágica que envolveu o longa ficou por da morte precoce da coadjuvante, Sunny Johnson (ela tinha apenas 30 anos), ocorrida em razão do rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

Quando viveu Alex Owens em Flashdance, sua segunda aparição no cinema, Jennifer Beals tinha 19 anos de idade. Seu primeiro trabalho foi uma ponta em Cuidado com meu guarda-costas três anos antes. Daí em diante a atriz integrou o elenco de filmes como O beijo do vampiro (1988), ao lado de Nicolas Cage, O diabo veste azul (1995), O grito 2 (2006) e O livro de Eli (2010), além de participar de diversas séries de TV, onde se destacou pelo personagem Betty Porter, em The L word, um seriado dramático da televisão a cabo dos Estados Unidos, criado por Ilene Chaiken, que mostra a vida de um grupo de amigas lésbicas e bissexuais que vivem na cidade de Los Angeles, Califórnia. As imagens abaixo mostram Jennifer Bals ontem e hoje.


Jennifer Beals: em Flashdance (1983) e na série Castle (2012) (Foto: Divulgação)

A carreira de Michael Nouri começou no final dos anos 1960, mas seu melhor papel, justamente o de Nick Hurley, em Flashdance, só veio em 1983, quando ele já contava 39 anos. Ao longo da carreira o ator atuou em filmes como Encontrando Forrester (2000), O terminal (2004) e A proposta (2009). Na televisão, suas melhores participações aconteceram nas séries NCIS, The O.C. e Damages, além de aparecer em um episódio de House. Confira o antes e o depois do ator Michael Nouri.


Michael Nouri: em Flashdance (1983) e na série NCIS (2013) (Foto: Divulgação)

O vídeo relembra algumas cenas do filme.  Confira e deixe o seu comentário.






G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin