18 dezembro 2012

Homem que hackeou fotos de Scarlett Johansson pega 10 anos de prisão

Scarlett Johansson

Acusado de invadir, ano passado, as contas de e-mail e roubar fotos íntimas de celebridades como Scarlett Johansson, Mila Kunis e Christina Aguilera, o hacker Christopher Chaney, de 36 anos, foi condenado a dez anos de prisão pela justiça do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, informou ontem (17/12) a agência Associated Press. Ele foi considerado culpado pela prática de nove crimes, lista que inclui roubo de identidade, escutas telefônicas, acesso não autorizado e danos a um computador protegido. Além da cadeia, o hacker também foi condenado a indenizar suas vítimas em US$ 76 mil.

Mas a coisa não deve ficar por aí. Além do processo em que acaba de ser condenado, Chaney também é acusado de cometer 26 infrações no mesmo Estado da Califórnia, fazendo cerca de 50 vítimas com suas invasões de contas de e-mail, o que pode resultar em até 121 anos de cadeia. Ele está preso desde outubro de 2011, quando foi desencadeada a "Operation Hackerazzi", montada especificamente para prender hackers de celebridades.

Aqui no Brasil, no último dia 3, a presidente Dilma Rousseff sancionou um projeto de lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet, o que significa que a partir da entrada em vigor do novo dispositivo (120 dias depois da publicação no Diário Oficial da União), quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular, estará cometendo um crime punível com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Um dos casos mais recentes de fotos íntimas hakeadas e divulgadas na internet envolveu a atriz Carolina Dieckmann, que em maio deste ano teve várias imagens postadas na web. Como na época do crime ainda não havia definição no Código Penal sobre crimes cibernéticos, os quatro suspeitos pela invasão e roubo das fotos do computador de Dieckmann deverão ser indiciados por furto, extorsão qualificada, e difamação, o que vai pesar muito mais que as penas previstas na nova lei, que é frouxa e não vai assustar hacker's profissionais acostumados a viver do lucro e da fama auferidos nessa atividade criminosa.


TMZ e G1





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin