27 outubro 2012

Depois de perder a terra, povo Guarani-Kaiowá está perdendo a vida

O povo Guarani-Kaiowá divulgou uma carta que correu as redes sociais do país, principalmente o Facebook. Nela, os índios procuram mostrar o drama enfrentado pelas tribos do Centro-Oeste brasileiro.

Existem no Brasil 233 etnias indígenas, com 180 línguas diferentes. Entre elas, os índios Guaranis-Kaiowás são os que estão em pior situação, já que vivem acampados na beira das estradas, sob a constante ameaça de pistoleiros contratados pelos fazendeiros.

- A maior parte dos Guaranis-Kaiowás estão em uma situação de extermínio. Já foi constatado que esta etnia está em fase de extinção - comenta a fotógrafa e jornalista Rosa Gauditano, nos vídeos que estão logo aí abaixo, e que mostram a face cruel da disputa desigual entre as nações indígenas e os fazendeiros no Mato Grosso do Sul.







A divulgação da carta aqui no Dando Pitacos é uma tentativa, sem muita expressão, bem o sei, de colaborar com a divulgação e conscientização das pessoas acerca da situação enfrentada pelo Povo das Florestas aqui no Brasil, praticamente indefeso e sem chance de sobrevivência diante das milícias armadas e pagas por fazendeiros. Leia com atenção.

"Nós (50 homens, 50 mulheres, 70 crianças) comunidades Guarani-Kaiowá, vimos através desta carta apresentar a nossa situação histórica e decisão definitiva diante de despacho/ordem de nossa expulsão/despejo expressado pela Justiça Federal de Navirai-MS.

Recebemos esta informação de que nós comunidades, logo seremos atacada, violentada e expulsa da margem do rio pela própria Justiça Federal de Navirai-MS.

Ignorando os nossos direitos de sobreviver na margem de um rio e próximo de nosso território tradicional. Assim, entendemos claramente que esta decisão é parte da ação de genocídio/extermínio histórico de povo indígena/nativo/autóctone do MS/Brasil. A quem vamos denunciar as violências praticadas contra nossas vidas? Para qual Justiça do Brasil?

Avaliamos a nossa situação atual e concluímos que vamos morrer todos mesmo em pouco tempo, não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui na margem do rio quanto longe daqui.

Estamos aqui acampados 50 metros de rio onde já ocorreram 4 mortos, sendo 2 morreram por suicídio, 2 mortes de espancamento e tortura de pistoleiros das fazendas.

Estamos sem assistência nenhuma, isolados, cercados de pistoleiros e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia.

Tudo isso para recuperar o nosso território. De fato, sabemos muito bem que no centro desse nosso território antigo estão enterrados vários os nossos avôs e avós, bisavôs e bisavós, ali estão o cemitérios de todos nossos antepassados.

Como um povo nativo/indígena histórico, decidimos meramente em ser morto coletivamente aqui. Não temos outra opção, esta é a nossa última decisão unânime diante do despacho da Justiça Federal de Navirai-MS.''

Sei que não é muito, mas já assinei a petição da Avaaz que está correndo a Internet. É uma tentativa de ajudar na luta dos Guaranis-Kaiowás. Se você acha que também deve participar, CLIQUE AQUI e assine.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin