25 agosto 2012

Hackeando o cérebro humano

Há alguns anos, o Pentágono divulgou o surgimento de uma nova arma chamada Active Denial System - ADS, que não tem efeito letal, mas causa uma forte sensação de dor. É um raio de microondas que provoca intenso calor na camada superficial da pele e engana o sistema nervoso do indivíduo, que acredita estar em chamas. Cerca de 10 mil pessoas foram submetidas a um teste com a arma e nenhuma delas suportou a ação dos raios por tempo superior a cinco segundos.

Segundo cientistas, o ADS, concebido inicialmente para fins bélicos, afeta diretamente o sistema nervoso de um indivíduo, sem lhe causa danos físicos, apenas psicológicos, já que seus efeitos são inofensivos. Ele tem o poder de hackear o cérebro do inimigo, o que facilitaria objetivos militares, sem a necessidade de baixas. Os avanços da ciência são sempre muito bem vindos, mas algumas descobertas começam a assustar.

Uma experiência feita nas universidades de Oxford, Genebra e Califórnia e tornada pública durante a Usenix Security Conference, mostrou, por exemplo, que é posível hackear o cérebro das pessoas e dele arrancar informações que vão desde a data de nascimento até os dados sobre cartão de crédito.

Para chegar a esta conclusão, os responsáveis pelo estudo valeram-se da colaboração de voluntários que sequer conheciam a experiência a que iriam se submeter. Com a ajuda de equipamentos eletromagnéticos capazes de registrar a atividade cerebral, acoplados a softwares preparados para interpretar tais sinais.

Foi a primeira vez que um estudo desta natureza foi feito e que cientistas conseguiram retirar do cérebro das pessoas informações não divulgadas por elas mesmas. O acerto dos dados resultantes do contato com os voluntários ficou abaixo dos 50%, mas para uma experiência sem precedentes o resultado foi considerado muito bom.

Ao que tudo indica, não está longe o tempo em que será possível que computadores leiam os nossos pensamentos. Logo, nossas memórias e segredos não estarão a salvo nem mesmo em nossas cabeças. Qual a sua opinião sobre o assunto?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin