03 abril 2012

Atleta japonesa paraolímpica é criticada por posar nua

Maya Nakanishi, de 26 anos, é atleta japonesa em provas de velocidade no atletismo e treina nos Estados Unidos. Para arrecadar o dinheiro necessário ao seu treinamento para os Jogos Paraolímpicos de 2012, em Londres, ela resolveu tirar a roupa e posar para um calendário, o que vem gerando algumas críticas.

Alguns críticos chegaram a dizer que ela estaria humilhando pessoas portadoras de necessidades especiais por exibir sua perna amputada.

- Quero transmitir a mensagem de que é algo bonito, e não algo que você deva ter vergonha de vestir - argumentou a atleta que competiu em Pequim-2008.

Os custos de seu treinamento, cerca de 15 mil dólares, são muito altos, e ela já chegou a dormir no carro por falta de dinheiro. No país, os atletas paraolímpicos recebem pouco apoio do comitê olímpico e muitas vezes precisam pagar os custos do próprio bolso.

Um ensaio seminua foi a forma que ela encontrou para superar o problema, e o calendário, ao menos financeiramente, foi a forma encontrada para viabilizar seu sonho. Nakanishi foi a quarta colocada nos 200m nos Jogos Paraolímpicos de Pequim, em 2008.

Não importa quanto desprezo e ofensas eu receba pelo calendário. Eu quero abrir o caminho para os atletas mais jovens para brilhar - afirmou à imprensa do Japão.

Aspirante à jogadora de tênis, Maya perdeu a perna em um acidente de trabalho no Japão, mas manteve o sonho de seguir na vida esportiva e pretende competir nos 100m e nos 200m, provas em que alcançou, respectivamente, a sexta e quarta posições quatro anos atrás, na China. Em Londres, ela deve competir também no salto em distância, mas para isso, precisa de recursos:

- Para conseguir apoio, eu não me importei em arriscar tudo - disse a japonesinha, mostrando-se disposta a enfrentar as críticas.

Aliás, a posição adotada pelos críticos em relação à iniciativa de Maya é muito interessante, além de hipócrita. Exibir a perna amputada é uma humilhação? O que querem dizer com isso? Que as pessoas portadoras de necessidades especiais deveriam se esconder?

Além do mais, se mulheres do mundo inteiro podem desfilar peladas em revistas especializadas e na internet, por ambições artístistas ou simplesmente financeiras, por que  uma atleta portadora de necessidade especial não pode aparecer seminua para continuar bancando seu sonho olímpico? Será que Maya Nakanishi é inferior às outras mulheres? Dê uma olhadinha em algumas das fotos do ensaio e deixe o seu comentário.











Fonte: UOL esporte



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin