28 março 2012

Morre o jovem tibetano que ateou fogo ao próprio corpo na Índia

A imagem é muito forte e chocante. Nela se pode ver, com absurda nitidez, o jovem Jamphel Yeshi, de 27 anos, um exilado tibetano, correndo envolto em uma bola de fogo que ele ateou ao próprio corpo em pleno centro de Nova Délhi, a capital indiana, num protesto contra a visita à Índia do presidente chinês, Hu Jintao

Ele se imolou durante uma manifestação de protesto contra a visita que Hu Jintao faz à Índia para participar da Quarta Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), nos dias em 28 e 29 de março, em Nova Délhi, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Segundo a agência Associated Press, o rapaz foi levado para um hospital, onde ficou constatado que ele teve 85% do corpo queimado. Jamphel Yschi é mais um entre os cerca de 30 tibetanos (20 morreram) que já atearam fogo ao corpo no último ano contra o controle chinês na região do Tibete e pela volta do Dalai Lama à região.

Segundo Sonam Lepcha, parente de Yeshi, o jovem morreu nesta quarta-feira (28/03).

De acordo com a Wikipédia, o Tibete "é uma região de planalto da Ásia, um território disputado situado ao norte da cordilheira do Himalaia. É habitada pelos tibetanos e outros grupos étnicos como os monpas e os lhobas, além de grandes minorias de chineses han e hui. O Tibete é a região mais alta do mundo, com uma elevação média de 4.900 metros de altitude, e por vezes recebe a designação de "o teto do mundo" ou "o telhado do mundo".

Em toda a sua história, ainda segundo a enciclopédia, "o Tibete existiu como uma região composta por diversas áreas soberanas, como uma única entidade independente e como um Estado vassalo, sob suserania ou soberania chinesa. Foi unificado pela primeira vez pelo rei Songtsän Gampo, no século VII. Por diversas vezes, da década de 1640 até a de 1950, um governo nominalmente encabeçado pelos Dalai Lamas (uma linhagem de líderes políticos espirituais tidos como emanações de Avalokiteśvara - Chenrezig, Wylie: (spyan ras gzigs) em tibetano - o bodisatva da compaixão) dominou sobre uma grande parte da região tibetana. Durante boa parte deste período a administração tibetana também esteve subordinada ao império chinês da Dinastia Qing.


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin