03 fevereiro 2012

Débito automático e benção online: a tecnologia a serviço da fé

Não será por falta de criatividade que a Igreja Internacional da Graça, liderada pelo missionário R. R. Soares, vai deixar de arrecadar dinheiro com o dízimo, e a igreja de Cianorte, no norte do Paraná - PR, de manter contato com seus fiéis, enviando-lhes diariamente a sua benção.

Para tanto, R. R. Soares criou, no final de 2011, uma nova modalidade de coleta de dízimo, que utiliza o débito automático em conta-corrente. Segundo ele próprio divulgou em seu programa na Band, o membro da igreja agora pode fazer sua doação mensalmente de forma mais rápida e prática. Basta preencher um cadastro no site da igreja, passar seus dados bancários e decidir quanto vai doar. Se num determinado mês o fiel não tiver saldo para doar o dízimo automático, o sistema não efetuará o débito e o seu nome "não será incluído no SPC ou no Serasa". A doação será novamente debitada no mês seguinte, sem acumular a anterior.

E o mais incrível: quem se cadastrar, garante R. R. Soares, ainda ganha "um brinde de Jesus".

O sistema de "dízimo em conta corrente", foi criado através de uma parceria entre a Igreja Internacional da Graça e o os bancos do Brasil, Itaú, e Bradesco.

Lá em Cianorte, o padre Carlos de Figueiredo disponibilizou na internet um sistema de "benção online", que pode ser acessado por toda a população, a qualquer momento do dia, o que acaba com a desculpa da falta de tempo para ir à igreja. O fiel pode até mesmo acender uma vela virtual (que permanece acesa por sete dias), e pedir conselhos ao religioso através de seu perfil na rede.

- Meu objetivo principal é levar a palavra de Deus, eu dou essa benção exatamente para isso - diz o pároco, cuja ideia parece ter sido aprovada pelos fiéis.

- Tem dias que a gente não pode ir à missa. A gente procura sempre que pode estar presente, mas essa benção dele diária para a gente que sai para trabalhar, para a gente que sai para viajar, é uma coisa assim que deixa a gente mais tranquilo, mais confortado durante o dia - garante Maurício Velasco.

Aliás, no perfil do padre Carlos os pedidos de novas amizades, que chegam de todas as partes do Brasil, são renovados todos os dias. Ele conta que procura enviar mensagens aos interessados diariamente e que “todos os dias tem alguém pedindo alguma coisa, uma interseção, um conselho, alguma coisa específica, alguma coisa relacionada à saúde”.

Alguns devotos garantem que a distância não é empecilho para receber a mensagem de Deus.

- Você receber uma benção vinda do seu padre, do padre da sua paróquia, do seu santuário aqui, parece que é mais próximo de você - diz a fiel Patrícia Nabhan.

Sinal dos tempos. Ao que parece, tecnologia e fé podem perfeitamente caminhar lado a lado. O que você acha?


Fontes: G1 e Folha



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin