06 dezembro 2011

Político, o parasita que se alimenta do trabalho cidadão

Arte: Gartic
Durante o ano de 2010, a Câmara de Vereadores do Rio concedeu 13.325 diplomas de reconhecimento, cerca de 10 por hora. O valor corresponde a 69% do total das ações parlamentares de todo o período legislativo. Leis aprovadas? Foram apenas 94, aí incluídas algumas de nenhuma relevância ou interesse para o cidadão carioca. Excluídas as concessões dos famosos títulos de utilidade pública; de cidade-irmã; as mudanças no calendário oficial ou nos nomes de ruas e praças, sobraram míseros 13 projetos (0,06%) sancionados e promulgados.

Essa brincadeira custou ao bolso do contribuinte a bagatela de R$ 308,3 milhões. É isso aí! Nos 161 dias úteis de 2010, os 51 parasitas da gaiola dourada mais cara do país detonaram R$ 1,9 milhão por dia.


O campeão dessa verdadeira fábrica de moções de aplauso, como é também conhecido o diploma de reconhecimento, é o médico Dr. Gilberto (dr.gilberto@camara.rj.gov.br), que assumiu o cargo após a cassação de Carminha Jerominho. Foram 1.879 iniciativas de pura bajulação e puxa-saquismo dirigidas, inclusive, a 13 fundadores de seu partido político, o PT do B.

- O número de homenagens à legenda foi até pequeno. São pessoas que trabalham com bastante qualidade, idôneas, que fazem um trabalho bacana para a cidade do Rio - explicou o bravo parlamentar.

Tem homenagem, acredite, até para cabo eleitoral. O Dr. Jorge Manaia (doutor@jorgemanaia.com.br), vereador do PDT, autor de 382 moções, caprichou nas tintas para agradecer o apoio dispensado por seus auxiliares no pleito do ano passado, fazendo constar dos diplomas que


"eleger nossos representantes no Legislativo foi uma grande Vitória...
Desta forma homenageio a todos os que atuaram como verdadeiros Soldados de Cristo na eleição de 2010".


E ele acha, ainda que em péssimo português, que sua iniciativa está correta:

- Moção é uma espécie de proposição prevista no regimento interno desta Casa, pela qual os vereadores democraticamente manifestam, dentre outras possibilidades, todo seu regozijo. E assim o fiz, rigorosamente dentro dos preceitos legais que me compete (sic) - afirmou o vereador.

Tio Carlos (tiocarlos@camara.rj.gov.br) foi outro que se destacou pela farta distribuição de diplomas: 1.426. Ele admite alguns exageros, mas defende o agrado:

- Talvez tenha me excedido no primeiro ano no caso das mães. Procuro homenageá-las porque minha mãe foi para o céu muito cedo, quando eu tinha 13 anos. É algo que faço com muita emoção - explica o vereador do DEM, ressaltando, como se isso fosse um favor, que nunca faltou a uma sessão da Casa.

E agora, a cereja do bolo! Você conhece uma cidade chamada Incheon? Sabe onde ela fica? Vou explicar: Incheon é uma cidade da Coreia do Sul, que foi proclamada irmã da cidade do Rio de Janeiro pelo ex-vereador Fausto Alves, obrigado a deixar o cargo (ainda bem!) depois de ser preso como suposto mandante do assassinato de um ex-cabo eleitoral. 

Se você quiser, até porque é um direito seu, envie um e-mail felicitando os vereadores mencionados no post pelo brilhante trabalho desenvolvido na legislatura de 2010. Eles vão adorar, e quem sabe, retribuir sua atitude com uma linda moção de aplauso. Já imaginou?


Fonte: O Globo



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin