02 novembro 2011

O Gypsy Kings e a rumba flamenca

A turma que anda aí pela casa dos 30 anos sequer deve ter ouvido falar do Gipsy Kings, um grupo musical formado em Arles e Montpellier, na França, depois que seus pais fugiram da Espanha durante a Guerra Civil. Eles são ciganos e tocam rumba flamenca, um estilo musical variante do flamenco tradicional. Ganharam notoriedade a partir do álbum Gipsy Kings, que emplacou sucessos como Djobi Djoba, Bamboleo e Un Amor. Outra canção de enorme sucesso foi Volare, do álbum Mosaique, o segundo da banda, que é uma versão de Nel Blu Dipinto Di Blu, sucesso do italiano Domenico Modugno. Os Reis Ciganos foram e ainda são muito populares na França, apesar das críticas dos puristas flamencos.

Fizeram enorme sucesso também em grande parte da Europa Ocidental, e em 1989, quando o álbum Gipsy Kings foi lançado nos Estados Unidos, mantiveram-se por cerca de 40 semanas no topo da parada de sucessos americana, proeza rara para álbuns de língua espanhola.

Os integrantes do grupo vieram de duas famílias: os Reyes e os Baliardo, que são primos do grande flamenco Manitas de Plata. O vocalista principal, Nicolás Reyes, é filho do também flamenco Jose Reyes. A banda é composta por por:

Nicolás Reyes - vocalista principal
Pablo Reyes - vocais de suporte, guitarra
Canut Reyes - vocais de suporte, guitarra
Patchai Reyes - vocais de suporte, guitarra
Andre Reyes - guitarra/vocais
Diego Baliardo - guitarra
Paco Baliardo - guitarra
Tonino Baliardo - Guitarrista principal

Os vídeos abaixo, compreensivelmente longe da melhor tecnologia, dão uma ideia da qualidade musical do grupo e da força da música flamenca, uma das mais lindas do mundo.











Fonte: Wikipédia



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin