17 abril 2011

O mundo sob a lente de Sebastião Salgado

Sebastião Salgado
Sebastião Ribeiro Salgado, que nasceu na cidade de Aimorés – MG, no dia 8 de fevereiro de 1944, é reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Um dos mais respeitados fotógrafos da atualidade, nomeado representante especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de 10 livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.

Depois de 7 anos de expedições por locais ainda inexplorados pelo homem, ele anuncia o fim do projeto Gênesis, e prepara uma série de exposições mundo afora. Durante esse período, Salgado passou, em média, 3 meses de cada ano em sua casa em Paris, onde vive desde 1969. No restante do tempo, esteve envolvido em várias aventuras: fotografou do alto de um balão o deserto da Namíbia e panoramas de Zâmbia; viajou em um tanque blindado pela gelada península de Kamchatka, na Rússia; conviveu com a tribo dos índios Zo’é, no Pará – PA e com pastores nômades do Sudão; percorreu 850km a pé em 55 dias, na Etiópia; explorou a Amazônia e estudou ecossistemas nas ilhas Metanwai, em Sumatra; observou pingüins na Antártica, e baleias franca na Patagônia; escalou um vulcão em erupção no Congo, e as montanhas Tepuis, na Venezuela; esteve no Alasca, no Butão, em Madagascar; foi atrás dos passos de Charles Darwin, em Galápagos, e quase morreu de malária em Papua, na Nova Guiné.

Maravilhado com suas experiências, registradas em milhares de fotos, Sebastião Salgado deixou de lado o pessimismo e passou a acreditar na preservação da natureza e na continuação da vida na Terra.

- Vinha num momento da minha vida em que tinha muito pouca esperança na sobrevivência da espécie. Havia terminado o trabalho Êxodos (sobre migrações de populações), e visto catástrofes, genocídios, coisas terríveis. Mas hoje tenho certeza de que podemos sobreviver se obedecermos a determinadas normas e mudarmos um pouco nosso comportamento – afirmou o famoso fotógrafo.

Em outra oportunidade, certo da força de suas imagens, Salgado afirmou:

- Espero que a pessoa que entre nas minhas exposições não seja a mesma ao sair.

Veja algumas fotos dessa celebridade que atende pelo nome de Sebastião Salgado.























Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin