18 abril 2011

Desmandos das concessionárias de serviços públicos: até quando?

No dia 01 de abril, e não pense que foi piada, uma das 4 mil câmaras transformadoras da Light – salas subterrâneas que guardam transformadores – espalhadas pela Zona Sul e Centro da cidade do Rio de Janeiro, simplesmente explodiu, causando ferimentos em 5 pessoas e destruindo inteiramente um táxi. Dessas câmaras, pelo menos 130 delas ainda precisam ter os equipamentos trocados, o que significa dizer que o carioca está vivendo sobre 130 bombas-relógio que podem explodir a qualquer momento.

A notícia foi postada aqui no Dando Pitacos, e na ocasião esclarecemos que “esse foi apenas mais um dos vários acidentes do mesmo tipo ocorridos no Rio de Janeiro, todos com vítimas, além de prejuízos materiais e sérios transtornos à cidade". Dissemos também que "os problemas nas galerias subterrâneas da Light já são de conhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, que é quem fiscaliza as concessionárias fornecedoras de serviços públicos em todo o país. No fim de 2009, a agência multou a empresa em R$ 9,5 milhões por falhas de manutenção e operação. Numa fiscalização, técnicos da agência identificaram equipamentos em fim de vida útil e sobrecarga na rede subterrânea, problemas que se concentravam em Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa e Centro. Na época, a Aneel determinou que a Light apresentasse um plano emergencial para identificar e eliminar todos os pontos vulneráveis".


Esse foi o estado em que ficou o táxi atingido pela tampa da câmara subterrânea


O problema agora vem do outro lado da Baía de Guanabara!

Uma parede da Estação de Tratamento de Esgoto de Niterói se rompeu neste domingo (17/04) e milhões de litros de esgoto varreram o local, deixando 10 pessoas feridas e danificando um restaurante e diversos veículos particulares.

O aposentado Ubirajara da Costa Viellas, de 66 anos, uma das vítimas, foi arrastado por cerca de 100 metros pela força da onda de esgoto que inundou várias ruas do bairro Ponta D’Areia, no Centro de Niterói – RJ.

- Eu fui arrastado, era uma onda de lama. A força me jogou no chão e eu fui levado. Foi terrível, uma sensação inimaginável, pensei que tinha morrido, pensei na morte – disse o aposentado, que fraturou o pé e está impossibilitado de andar, além de ter levado 8 pontos no supercílio esquerdo por causa de uma batida com a cabeça.

- Eu estava jogando buraco em frente ao muro que cedeu. Como perdi a partida, levantei e dei a vez para outro amigo. De repente ouvi o barulho e aí todos saíram correndo – acrescentou Ubirajara.

O muro que desabou foi construído há pouco mais de 2 anos, e de acordo com Dante Lusivotto, diretor da Águas de Niterói, as causas deverão ser identificadas nos próximos dias, quando sairá o laudo da perícia técnica.

Veja as imagens do acidente:




Esse é o retrato da contraprestação entregue ao cidadão do Rio de Janeiro e Niterói pelas empresas concessionárias de serviços públicos. É claro que autoridades, aquelas de sempre, vão desfilar pela mídia falando em providências e jurando que "cabeças vão rolar". É tudo discurso. Coisa de uma semana, se tanto, até porque, felizmente, ninguém morreu. Depois tudo cai no esquecimento,... até que a próxima tragédia aconteça!

Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin